24 janeiro, 2017

Falta um mês! #CarnavalDeTorresVedras2017

Para muitos este texto não vai ter o mínimo sentido porque não gostam do Carnaval (isso é porque nunca foram ao Carnaval de Torres!), e respeito isso. Ou porque são de Loulé, ou são de Ovar e "puxam a brasa à sua sardinha". Eu sou alfacinha de gema, mas fui para os arredores de Torres Vedras ainda pequena, portanto considero-me e considero que seja a minha "terra", considero-me uma Torreense.

Ninguém percebe a folia do Carnaval de Torres sem ir gozar os dias, as tardes, as noites em Torres Vedras durante esta época do ano. Falta hoje exatamente um mês! Estamos a um mês da pura folia, o Carnaval mais marcado pela sátira Portuguesa, onde as noites são longas, e duram até de manhã, em que durante três tardes existem os corsos com os carros alegóricos, onde existem milhares de matrafonas lindas e jeitosas, onde existe todos os anos um tema.

O tempo agora é mais escasso para fazer fatos (ou para pedir à minha avozinha), não é com meses de antecedência que penso o que vou vestir ou que começo os preparativos, mas chego ao dia e qualquer trapinho serve, porque o Carnaval é isso mesmo. Conjugar as coisas de um ano para o outro e sai sempre qualquer coisa no momento.

Para quem vive isto desde que tem 6 anos de idade, em que na escola primária és habituada a fazer fatos e perucas para ir para os desfiles das escolas, consegue sentir aquilo que estou a escrever. Para nós é estranho é ver as pessoas que não estão mascaradas, é estranho estar a começar a viver o Carnaval um mês antes, e aqui (na Capital) quase nem nas lojas se vê produtos à venda, é estranho como é que aqui não se vive o Carnaval! (Só para informar que o Assalto ao Carnaval começa já no próximo dia 28 de Janeiro).

A minha playlist já começa a tocar todos os dias para matar a saudade, e viver o espírito.

São cinco dias de folia, alegria e boa disposição, em que a cidade quase pára! Dá um saltinho a Torres Vedras daqui a um mês, experimenta, aconselho vivamente do fundo do meu coração.

A vida são dois dias, o carnaval são três, mas em Torres Vedras são cinco!
http://www.carnavaldetorres.com/


Beijinhos com folia,
Van