14 janeiro, 2017

Santa Cruz #homesweethome

Praia de Santa Cruz by Van


Para quem não conhece Santa Cruz fica no litoral Oeste, uma terra pacata onde (quase sempre) não se passa nada. Sou uma menina criada na aldeia que aos 18 anos mudou-se para a Capital para estudar e de lá nunca mais saiu. 
De facto, a vida na cidade é diferente do campo, mas por vezes não deixa de bater aquela saudadezinha da vida calma, do barulho dos passarinhos, do pouco trânsito que existe cá. Sempre que posso e consigo, venho visitar a minha família, e claro que sabe optimamente bem vir passar o fim-de-semana fora do caos semanal da capital, é como respirar ar puro. Muitas das pessoas identificam-se com o que sinto, porque passam pelo mesmo. 
Santa Cruz é das praias mais ventosas que conheço, durante o ano inteiro, mas o que é certo é que quando chego à praia em pleno Agosto, tenho sempre espaço para estender a toalha à larga, não é como em Carcavelos, que tens uma pessoa de cada lado a 30cm de ti, ou quase em cima de ti. É das praias que tem a água fria, mas não é a água fria que faz bem aos ossos? Ora aí está, faz sempre bem uma aguá bem geladinha pelos dedinhos acima. As noites de verão são sempre memoráveis, e o fogo de artificio na passagem de ano está sempre marcado. Santa Cruz é isto, tem Km's de costa, de arribas, tem o seu encanto natural e o Penedo do Guincho, e apesar de alguns defeitos, o mais importante tem efeito calmante.


Praia de Santa Cruz. 🌊🌊🌊